martes, 28 de septiembre de 2010

Mais de GM Coach no BRASIL (parte 1)

MAIS DE GM COACH NO BRASIL (parte 1)


El siguiente material, fue elaborado por el Sr. Roberto Zulkiewicz, quien muy gentilmente cedio su publicación en este blog. Dada la gran calidad y la excelente presentación del mismo, he preferido mantenerlo con el idioma de origen (portugues), de todas formas es muy conprensible.




HISTÓRIA DOS ÔNIBUS GM
NO BRASIL



Roberto Zulkiewicz


AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus amigos abaixo relacionados, pelas informações e imagens cedidas e utilizadas neste trabalho.

Adalberto Mattera
Antonio Carlos Belviso
Antonio Marques
Charles José Cardoso Machado
Francisco Capello
Frederico Campos
João Marcos Turnbull
José Pascon Rocha
Marcelo Almirante
Miguel Dal-Lim Guarnieri
Nicolau Arthurovitz Atoianz
Paulo Roberto Bertolozzi
Reinaldo Ismael Morilha
Sergio Martire
O meu muito obrigado!



Roberto Zulkiewicz
Janeiro/2008



MODELOS RODOVIÁRIOS IMPORTADOS


PD-2903
PDA-3703
PDA-4101
PD-4102
PD-4103
PD-4104
FLXIBLE VL-100

PD-2903

Parlor Diesel, 29 passageiros sentados, modelo 03
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro longitunidal, Detroit 4-71, 147 CV
Cambio
Mecânico de 4 velocidades
Características
Não tinha janelas traseiras.
Possuía grade central com luminoso vermelho e redondo com a logomarca triangular do EBVL.
No teto traseiro, havia uma entrada de ar para o radiador.
O bagageiro ficava entre os compartimentos do motor e dos passageiros, como nos Flxibles Clipper.
Apelido de Garagem (EBVL)
“Faixinha”
Empresas
EBVL Expresso Brasileiro Viação Ltda
Linhas Operadas
São Paulo-Santos / São Paulo-Jundiaí / São Paulo-Campinas (pelo EBVL)
Anos de Fabricação / Quantidade produzida
1946 a 1949 / 400 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano(s)
55 unidades / 1947 - 1948




Inauguração da Via Anchieta em 1947 – Frota do EBVL – Acervo GMB


GM PD-2903 da Princesa dos Campos, comprado do Expresso Brasileiro – Acervo Princesa Campos




GMs PD-2903 da Caxiense, comprados do Expresso Brasileiro – Imagem coletada na internet. Autoria desconhecida


PDA-3703

Parlor Diesel, 37 passageiros sentados, modelo 03
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro longitudinal, Detroit 4-71, 147 CV
Cambio
Mecânico de 4 velocidades
Características
Não tinha janelas traseiras.
Possuía grade central com luminoso vermelho e redondo com a logomarca triangular do EBVL.
No teto traseiro, havia uma entrada de ar, onde a EBVL instalou um tomador igual ao dos Flxibles Clipper para melhorar a refrigeração.
Apesar de muito semelhante ao modelo PD-2903 (Faixinha) o veículo era mais alto, devido ao bagageiro ser localizado na parte inferior.
Chegaram 2 modelos: o primeiro com pára-choque duplo na dianteira, seta na porta e sem asas (aplique metálico no painel frontal) e o segundo com pára-choque dianteiro largo e único e asas abaixo do parabrisa com setas e emblema GM
Apelido de Garagem (EBVL)
“Pullman”
Empresas
EBVL Expresso Brasileiro Viação Ltda.
Linhas Operadas
São Paulo-Santos / São Paulo-Jundiaí / São Paulo-Campinas
Anos de Fabricação / Quantidade produzida
1947 a 1949 / 750 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano(s)
15 unidades / 1949
Final
Rodaram até 1961 quando foram desmontados e sucateados




GM PDA-3703 - EBVL - Acervo GMB


GM PDA-3703 – Expresso Brasileiro # 131 – Acervo GMB




GM PDA-3703 – Boston & Maine # 780 – Imagem coletada na internet. Autoria desconhecida

PDA-4101

Parlor Diesel, 41 passageiros sentados, modelo 01
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro transversal, Detroit 6-71, 211 CV
Cambio
Mecânico de 4 velocidades
Características
Tinha 2 janelas traseiras.
Possuía luminoso vermelho central traseiro com a logomarca triangular do EBVL .
Tinha grades traseiras nas laterais.
Frente característica apesar de lembrar muito a do modelo PD-3703 (Pullman).
Apelido de Garagem (EBVL)
“Lagartão”
Empresas
EBVL Expresso Brasileiro Viação Ltda. até 1962/63 quando foram vendidos à Viação Cometa S/A, que os pagou com Mercedes Benz monobloco O-321 HL
Linhas Operadas
São Paulo-Santos / São Paulo-São Vicente / São Paulo-Jundiaí / São Paulo-Campinas (EBVL)
São Paulo-Rio de Janeiro (Cometa)
Anos de Fabricação / Quantidade produzida
1948 a 1950 / 335 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano(s)
20 unidades / 1950
Final
Alguns tiveram a frente modificada com muita semelhança com o PD-4104 (Morubixaba)
Rodaram até 1967 quando foram recolhidos e aposentados.
Foram desmontados e sucateados por volta de 1968/69


GM PDA-4101 – Expresso Brasileiro – Via Anchieta – Postal anos 50




GM PDA-4101 – Expresso Brasileiro – Via Anchieta – Postal anos 50




GM PDA-4101 – Expresso Brasileiro – Via Anchieta – Acervo GMB



PD-4102

Parlor Diesel, 41 passageiros sentados, modelo 02
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro transversal, Detroit 6-71, 211 CV
Cambio
Mecânico de 4 velocidades
Características
È um modelo intermediário entre o PD-4101 e o PD-4103
Tinha janelas traseiras idênticas ao modelo PD-4103 (Imperial)
Possuía luminoso vermelho central traseiro com a logomarca triangular do EBVL .
Tinha grades traseiras laterais. Frente idêntica ao do modelo PD-4103 (Imperial)
Apelido de Garagem (EBVL)
“Imperial”
Empresas
EBVL Expresso Brasileiro Viação Ltda. até 1962/63 quando foram vendidos à Viação Cometa S/A, que os pagou com Mercedes Benz monobloco O-321 HL
Linhas Operadas
São Paulo-Santos / São Paulo-Jundiaí / São Paulo-Campinas / São Paulo-Rib. Preto (EBVL) São Paulo-Rio de Janeiro (Cometa)
Ano de Fabricação / Quantidade produzida
1950 / 116 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano(s)
15 unidades / 1950
Final
Rodaram até 1967 quando foram recolhidos e aposentados.
Foram desmontados e sucateados por volta de 1968/69


GM PD-4102 – Asbury Park New York Transit Co. # 116 – Imagem coletada na internet. Autoria desconhecida


GM PD-4102 1950 – Continental Southern Lines # CS-439 – Imagem coletada na internet. Autoria desconhecida

GM PD-4102 1950 – Brooks Bus Line Inc. # 101 – Imagem coletada na internet. Autoria desconhecida


PD-4103

Parlor Diesel, 41 passageiros sentados, modelo 03
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro transversal, Detroit 6-71, 211 CV
Cambio
Mecânico de 4 velocidades
Características
È um modelo evoluído do PD-4102, de quem herdou a frente e traseira.
Tinha janela traseira seccionada em 2 vidros, cujo efeito visual parecia um único vidro.
Possuía luminoso vermelho central traseiro retangular com a logomarca triangular do EBVL .
Tinha grades traseiras laterais.
Apelido
“Imperial”
Empresas
EBVL Expresso Brasileiro Viação Ltda. até 1962/63 quando foram vendidos à Viação Cometa S/A, que os pagou com Mercedes Benz monobloco O-321 HL
Linhas Operadas
São Paulo-Santos / São Paulo-Jundiaí / São Paulo-Campinas / São Paulo-Rib. Preto (EBVL)
São Paulo-Rio de Janeiro (Cometa)
Anos de Fabricação / Quantidade produzida
1951 a 1953 / 1501 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano(s)
30 unidades / 1951
Final
Rodaram até 1967 quando foram recolhidos e aposentados.
Foram desmontados e sucateados por volta de 1968/69





GMs PD-4103 – Garagem do Expresso Brasileiro – Acervo A.C. Belviso



GM PD-4103 – Expresso Brasileiro – Acervo GMB




GM PD-4103 – Garagem do Expresso Brasileiro – Acervo A.C. Belviso

PD-4104

Parlor Diesel, 41 passageiros sentados, modelo 04
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro transversal, Detroit 6-71, 211 CV
Cambio
Mecânico de 4 velocidades
Características
Foi o primeiro ônibus interestadual a possuir ar condicionado e calefação. Um luxo para a época.
Tinha janela traseira seccionada em 3 vidros, cujo efeito visual parecia um único vidro.
Possuía luminoso central traseiro retangular com a logomarca da Viação Cometa .
Tinha grades traseiras laterais
Apelido (Cometa)
“Morubixaba”
Empresa
Viação Cometa S/A numerados de 501 a 530
Linha Operada
São Paulo-Rio
Anos de Fabricação / Quantidade produzida
1953 a 1960 / 5065 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano
30 unidades / 1954
Final
Rodaram até 1973 quando foram desmontados e sucateados.
Apenas carros 502 e 522 foram preservados e encontram-se no acervo particular do Sr. Arthur Mascioli.
Novidades
Em 2004 a Turismo Santa Rita importou e restaurou em veículo ano 1956. Atualmente carro 22.
A Transportes Tatuapé, importou em 2007 um veículo ano 1960, que passa por restauração.







GM PD-4104 1954 – Viação Cometa # 513 – Imagem coletada na internet. Autoria desconhecida





GM PD-4104 1954 – Cometa # 502 – Acervo Roberto Zulkiewicz







GM PD-4104 – Propaganda de lançamento da Cometa – Imagem coletada na internet





Propaganda cotizada entre a Atlantic e a Viação Cometa anos 50 – Acervo Roberto Zulkiewicz




Propaganda anos 50 da Viação Cometa – Acervo de Marcelo Almirante


GM PD-4104 1956 – Turismo Santa Rita # 22 – Acervo Roberto Zulkiewicz


GM PD-4104 1956 – Turismo Santa Rita # 22 – Acervo Roberto Zulkiewicz

FLXIBLE VL-100

Vista Liner, 41 passageiros (sem WC). Não é GM, mas usa o mesmo motor.
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro longitudinal, Detroit 6-71, 211 CV
Cambio
Mecânico de 5 velocidades
Características
É um modelo único que marcou o acirramento da concorrência entre o EBVL e a Cometa, sendo pioneiro no Brasil com a carroceria em dois níveis, que foi copiada posteriormente pela Nielson com o seu primeiro Diplomata. Na versão com toillete a capacidade era para 37 passageiros.
Originalmente possuia suspensão “torsilastic”, substituída posteriormente pela Breda.
Possuia ar condicionado e calefação.
Tinha janelas traseiras cortadas por grossos frisos de alumínio em posição horizontal, cujo efeito visual era apenas estético, dando um ar de modernidade.
Possuía luminoso central traseiro retangular com a logomarca do Expresso Brasileiro.
Tinha grades na traseira e nas laterais traseiras.
Apelidos dos Operadores
“Diplomata” (Expresso Brasileiro) e “Bandeirante” (Breda).
Empresas
Expresso Brasileiro Viação Ltda. até 1967 quando os que restaram foram vendidos à Breda Turismo.
Linhas Operadas
São Paulo-Rio pelo Expresso Brasileiro
Aeroporto Congonhas-Aeroporto de Viracopos pela Breda Turismo
Anos de Fabricação / Quantidade produzida
1955 a 1959 / 248 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano(s)
30 unidades (32 unids. serial de 10309 a 10340 conforme roster da marca) / 1958 e 1959
Final
Rodaram até 1981 quando foram desmontados e sucateados.
Os que sobraram são 5 sendo 2 carros encontram-se no acervo particular do Sr. Arthur Mascioli.
Os demais estão nas maos de particulares

Flxible VL-100 1958 “Diplomata” – Expresso Brasileiro – Acervo R.I. Morilha

Propaganda do Expresso Brasileiro publicada na Revista Seleções, anos 50

Flxible VL-100 “Bandeirante” – Breda Turismo # 49 (ex Expresso Brasileiro) – Acervo N.A. Atoiantz

Flxible VL-100 – Tosche (ex Breda – ex Expresso Brasileiro) – Acervo A.C. Belviso
ENTREGA DE FLXIBLES VL-100 PARA O BRASIL
Roberto Zulkiewicz

12 comentarios:

  1. Parabéns pelo site, pelas fotos e pelo seu extraordinário conhecimento sobre ônibus.
    abs
    Dorival

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  2. Sinto-me muito honrado em ver meu nome como agradecimento. Parabéns pelo trabalho magnífico.
    abs
    Paulo Bertolozzi

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  3. Parabéns pelas informações e pelo capricho na elaboração do site.
    Carlos / Guarujá/SP

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  4. Ótima a materia com a História dos GMs no Brasil,parabens e obrigado Roberto Zulkiewicz

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  5. Agradeço a bela viagem pelo passado, viajei muito, nas décadas de 50 e 60, nos fabulosos GM PDA 2903, nos GM PDA 3703 e nos GM PDA 4101. Parabés e muito obrigado Roberto Zulkiewicz.
    Forte abraço.
    Carlos Zveiter

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  6. Parabéns pelo site! Algumas informações contidas aqui eu não tinha conhecimento.

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  7. Parabenizo o blogue pela qualidade de informações. Vide a qualidade dos ônibus GMC das décadas de 40 e 50. Enquanto aqui no Brasil a inferioridade era muito clara. Com a proibição de importação de veículos. Nos restou o uso de automóveis, caminhões e ônibus defasados. Outra observação foi o triste fim da grande maioria. Que viraram sucata. Ficando claro a nossa tendência de não valorizar a nossa história. Mais uma vez parabenizo pelas preciosas informações . Ainda bem que os donos da Viacao Santa Rita resgataram algumas das poucas unidades. Uma pergunta . A Viação Cometa e a Expresso Brasileiro preservou ou tem algum desses ônibus GMC? Bacana o som do som do motor Detroit Diesel.

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  8. A melhor reportagem de onibus que já vi. Que saudades dos Diplomatas.

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  9. É uma pena que não existem na Internet,uma farta quantidades desse ícones do transportes de passageiros no Brasil em suas versões originais do Expressos Brasileiro S/A! Isso tem alguma explicação? Algum entusiasta ou busólo, poderia dar alguma explicação?

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  10. Parabens pelo site e materia, bem completo, unico encontrado em minhas pequisas.

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  11. Olá!. Vcs tem essa foto do vl100 Tosche com o motorista na frente do ônibus?, Podem me fornecer caso tenham ou informações a respeito. (Ricardorion@hotmail.com). Grato

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  12. Olá!. Esse Onibus GMC VL 100, era da minha banda (América Som), depois vendemos ao Tosche que já dirigia para nós. Muitas Viagens. Se algu´mm tiver o contato dele ou filhos, agradeço

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