HISTÓRIA DOS ÔNIBUS GM
NO BRASIL
Adalberto Mattera
Antonio Carlos Belviso
Antonio Marques
Charles José Cardoso Machado
Francisco Capello
Frederico Campos
João Marcos Turnbull
José Pascon Rocha
Marcelo Almirante
Miguel Dal-Lim Guarnieri
Nicolau Arthurovitz Atoianz
Paulo Roberto Bertolozzi
Reinaldo Ismael Morilha
Sergio Martire
O meu muito obrigado!
Janeiro/2008
PDA-3703
PDA-4101
PD-4102
PD-4103
PD-4104
FLXIBLE VL-100
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro longitunidal, Detroit 4-71, 147 CV
Cambio
Mecânico de 4 velocidades
Características
Não tinha janelas traseiras.
Possuía grade central com luminoso vermelho e redondo com a logomarca triangular do EBVL.
No teto traseiro, havia uma entrada de ar para o radiador.
O bagageiro ficava entre os compartimentos do motor e dos passageiros, como nos Flxibles Clipper.
Apelido de Garagem (EBVL)
“Faixinha”
Empresas
EBVL Expresso Brasileiro Viação Ltda
Linhas Operadas
São Paulo-Santos / São Paulo-Jundiaí / São Paulo-Campinas (pelo EBVL)
Anos de Fabricação / Quantidade produzida
1946 a 1949 / 400 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano(s)
55 unidades / 1947 - 1948
Inauguração da Via Anchieta em 1947 – Frota do EBVL – Acervo GMB
GM PD-2903 da Princesa dos Campos, comprado do Expresso Brasileiro – Acervo Princesa Campos
GMs PD-2903 da Caxiense, comprados do Expresso Brasileiro – Imagem coletada na internet. Autoria desconhecida
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro longitudinal, Detroit 4-71, 147 CV
Cambio
Mecânico de 4 velocidades
Características
Não tinha janelas traseiras.
Possuía grade central com luminoso vermelho e redondo com a logomarca triangular do EBVL.
No teto traseiro, havia uma entrada de ar, onde a EBVL instalou um tomador igual ao dos Flxibles Clipper para melhorar a refrigeração.
Apesar de muito semelhante ao modelo PD-2903 (Faixinha) o veículo era mais alto, devido ao bagageiro ser localizado na parte inferior.
Chegaram 2 modelos: o primeiro com pára-choque duplo na dianteira, seta na porta e sem asas (aplique metálico no painel frontal) e o segundo com pára-choque dianteiro largo e único e asas abaixo do parabrisa com setas e emblema GM
Apelido de Garagem (EBVL)
“Pullman”
Empresas
EBVL Expresso Brasileiro Viação Ltda.
Linhas Operadas
São Paulo-Santos / São Paulo-Jundiaí / São Paulo-Campinas
Anos de Fabricação / Quantidade produzida
1947 a 1949 / 750 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano(s)
15 unidades / 1949
Final
Rodaram até 1961 quando foram desmontados e sucateados
GM PDA-3703 - EBVL - Acervo GMB
GM PDA-3703 – Expresso Brasileiro # 131 – Acervo GMB
GM PDA-3703 – Boston & Maine # 780 – Imagem coletada na internet. Autoria desconhecida
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro transversal, Detroit 6-71, 211 CV
Cambio
Mecânico de 4 velocidades
Características
Tinha 2 janelas traseiras.
Possuía luminoso vermelho central traseiro com a logomarca triangular do EBVL .
Tinha grades traseiras nas laterais.
Frente característica apesar de lembrar muito a do modelo PD-3703 (Pullman).
Apelido de Garagem (EBVL)
“Lagartão”
Empresas
EBVL Expresso Brasileiro Viação Ltda. até 1962/63 quando foram vendidos à Viação Cometa S/A, que os pagou com Mercedes Benz monobloco O-321 HL
Linhas Operadas
São Paulo-Santos / São Paulo-São Vicente / São Paulo-Jundiaí / São Paulo-Campinas (EBVL)
São Paulo-Rio de Janeiro (Cometa)
Anos de Fabricação / Quantidade produzida
1948 a 1950 / 335 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano(s)
20 unidades / 1950
Final
Alguns tiveram a frente modificada com muita semelhança com o PD-4104 (Morubixaba)
Rodaram até 1967 quando foram recolhidos e aposentados.
Foram desmontados e sucateados por volta de 1968/69
GM PDA-4101 – Expresso Brasileiro – Via Anchieta – Postal anos 50
Parlor Diesel, 41 passageiros sentados, modelo 02
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro transversal, Detroit 6-71, 211 CV
Cambio
Mecânico de 4 velocidades
Características
È um modelo intermediário entre o PD-4101 e o PD-4103
Tinha janelas traseiras idênticas ao modelo PD-4103 (Imperial)
Possuía luminoso vermelho central traseiro com a logomarca triangular do EBVL .
Tinha grades traseiras laterais. Frente idêntica ao do modelo PD-4103 (Imperial)
Apelido de Garagem (EBVL)
“Imperial”
Empresas
EBVL Expresso Brasileiro Viação Ltda. até 1962/63 quando foram vendidos à Viação Cometa S/A, que os pagou com Mercedes Benz monobloco O-321 HL
Linhas Operadas
São Paulo-Santos / São Paulo-Jundiaí / São Paulo-Campinas / São Paulo-Rib. Preto (EBVL) São Paulo-Rio de Janeiro (Cometa)
Ano de Fabricação / Quantidade produzida
1950 / 116 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano(s)
15 unidades / 1950
Final
Rodaram até 1967 quando foram recolhidos e aposentados.
Foram desmontados e sucateados por volta de 1968/69
GM PD-4102 – Asbury Park New York Transit Co. # 116 – Imagem coletada na internet. Autoria desconhecida
GM PD-4102 1950 – Continental Southern Lines # CS-439 – Imagem coletada na internet. Autoria desconhecida
GM PD-4102 1950 – Brooks Bus Line Inc. # 101 – Imagem coletada na internet. Autoria desconhecida
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro transversal, Detroit 6-71, 211 CV
Cambio
Mecânico de 4 velocidades
Características
È um modelo evoluído do PD-4102, de quem herdou a frente e traseira.
Tinha janela traseira seccionada em 2 vidros, cujo efeito visual parecia um único vidro.
Possuía luminoso vermelho central traseiro retangular com a logomarca triangular do EBVL .
Tinha grades traseiras laterais.
Apelido
“Imperial”
Empresas
EBVL Expresso Brasileiro Viação Ltda. até 1962/63 quando foram vendidos à Viação Cometa S/A, que os pagou com Mercedes Benz monobloco O-321 HL
Linhas Operadas
São Paulo-Santos / São Paulo-Jundiaí / São Paulo-Campinas / São Paulo-Rib. Preto (EBVL)
São Paulo-Rio de Janeiro (Cometa)
Anos de Fabricação / Quantidade produzida
1951 a 1953 / 1501 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano(s)
30 unidades / 1951
Final
Rodaram até 1967 quando foram recolhidos e aposentados.
Foram desmontados e sucateados por volta de 1968/69
GMs PD-4103 – Garagem do Expresso Brasileiro – Acervo A.C. Belviso
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro transversal, Detroit 6-71, 211 CV
Cambio
Mecânico de 4 velocidades
Características
Foi o primeiro ônibus interestadual a possuir ar condicionado e calefação. Um luxo para a época.
Tinha janela traseira seccionada em 3 vidros, cujo efeito visual parecia um único vidro.
Possuía luminoso central traseiro retangular com a logomarca da Viação Cometa .
Tinha grades traseiras laterais
Apelido (Cometa)
“Morubixaba”
Empresa
Viação Cometa S/A numerados de 501 a 530
Linha Operada
São Paulo-Rio
Anos de Fabricação / Quantidade produzida
1953 a 1960 / 5065 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano
30 unidades / 1954
Final
Rodaram até 1973 quando foram desmontados e sucateados.
Apenas carros 502 e 522 foram preservados e encontram-se no acervo particular do Sr. Arthur Mascioli.
Novidades
Em 2004 a Turismo Santa Rita importou e restaurou em veículo ano 1956. Atualmente carro 22.
A Transportes Tatuapé, importou em 2007 um veículo ano 1960, que passa por restauração.
GM PD-4104 1954 – Viação Cometa # 513 – Imagem coletada na internet. Autoria desconhecida
GM PD-4104 1954 – Cometa # 502 – Acervo Roberto Zulkiewicz
GM PD-4104 – Propaganda de lançamento da Cometa – Imagem coletada na internet
Propaganda cotizada entre a Atlantic e a Viação Cometa anos 50 – Acervo Roberto Zulkiewicz
Propaganda anos 50 da Viação Cometa – Acervo de Marcelo Almirante
GM PD-4104 1956 – Turismo Santa Rita # 22 – Acervo Roberto Zulkiewicz
GM PD-4104 1956 – Turismo Santa Rita # 22 – Acervo Roberto Zulkiewicz
Motor
Diesel 2 Tempos, traseiro longitudinal, Detroit 6-71, 211 CV
Cambio
Mecânico de 5 velocidades
Características
É um modelo único que marcou o acirramento da concorrência entre o EBVL e a Cometa, sendo pioneiro no Brasil com a carroceria em dois níveis, que foi copiada posteriormente pela Nielson com o seu primeiro Diplomata. Na versão com toillete a capacidade era para 37 passageiros.
Originalmente possuia suspensão “torsilastic”, substituída posteriormente pela Breda.
Possuia ar condicionado e calefação.
Tinha janelas traseiras cortadas por grossos frisos de alumínio em posição horizontal, cujo efeito visual era apenas estético, dando um ar de modernidade.
Possuía luminoso central traseiro retangular com a logomarca do Expresso Brasileiro.
Tinha grades na traseira e nas laterais traseiras.
Apelidos dos Operadores
“Diplomata” (Expresso Brasileiro) e “Bandeirante” (Breda).
Empresas
Expresso Brasileiro Viação Ltda. até 1967 quando os que restaram foram vendidos à Breda Turismo.
Linhas Operadas
São Paulo-Rio pelo Expresso Brasileiro
Aeroporto Congonhas-Aeroporto de Viracopos pela Breda Turismo
Anos de Fabricação / Quantidade produzida
1955 a 1959 / 248 unidades produzidas
Quantidade Importada / Ano(s)
30 unidades (32 unids. serial de 10309 a 10340 conforme roster da marca) / 1958 e 1959
Final
Rodaram até 1981 quando foram desmontados e sucateados.
Os que sobraram são 5 sendo 2 carros encontram-se no acervo particular do Sr. Arthur Mascioli.
Os demais estão nas maos de particulares
Flxible VL-100 1958 “Diplomata” – Expresso Brasileiro – Acervo R.I. Morilha
Propaganda do Expresso Brasileiro publicada na Revista Seleções, anos 50
Flxible VL-100 “Bandeirante” – Breda Turismo # 49 (ex Expresso Brasileiro) – Acervo N.A. Atoiantz
Flxible VL-100 – Tosche (ex Breda – ex Expresso Brasileiro) – Acervo A.C. Belviso